Pisos para Indústrias Alimentícias e de Bebidas: Como escolher o revestimento adequado?
Pisos para Indústrias Alimentícias e de Bebidas: Como escolher o revestimento adequado?
Ao construir uma instalação voltada para a produção de alimentos ou bebidas, cada elemento deve ser considerado - e isso inclui também o seu piso. O revestimento certo para o piso pode fazer muito para garantir o sucesso do seu empreendimento, garantindo a integridade dos seus produtos e também dos seus trabalhadores. Um revestimento de epóxi é ideal para muitos desses ambientes, e é por isso que se tornou uma solução popular para pisos, escolhida sempre por diversos fabricantes e comerciantes. Confira agora algumas dicas para saber o piso certo para sua indústria de alimentos e/ou de bebidas:
O que as instalações de alimentos e bebidas precisam em seus pisos?
1 – Resistência: O piso industrial precisa ser forte o suficiente para resistir a muito tráfego de pedestres, bem como a quaisquer veículos que você tenha operando nas instalações. O epóxi é um material que se destaca pela sua incrível resistência à abrasão, impacto, tração, flexão e aderência, capaz de suportar até mesmo grandes máquina, como empilhadeiras. Sua capacidade de resistir à qualquer tipo de desgaste resulta em uma menor necessidade de reparos e renovações, o que pode ajudar a empresa a maximizar seus lucros.
2 – Higiene: As instalações de alimentos e bebidas seguem rígidos códigos de saúde e estão sujeitas a constantes fiscalizações. Um sistema de piso industrial deve ser capaz de suportar derramamentos e escoamento sem abrigar qualquer vida microbiana ou outros contaminantes que poderiam arruinar seus produtos. Com sua superfície lisa, o epóxi não propicia a proliferação de germes e acúmulo de sujeira, sendo praticamente inóspito para a maioria dos microrganismos.
3 – Fácil limpeza: Derramamentos e outros acidentes são comuns em instalações de processamento de alimentos, portanto, seu piso precisa ser muito bem conservado. O epóxi cria uma única superfície totalmente lisa de parede a parede, sem emendas, o que torna a limpeza e higienização mais fácil do que muitos outros sistemas de piso.
4 – Aderência: Visto que ocorrerão derramamentos, você também precisa de uma superfície que seja segura para seus trabalhadores se apoiarem. Apesar de parecer liso e brilhante, o epóxi é extremamente “aderente” - mesmo quando está molhado. Por ser uma superfície antiderrapante, pequenos derramamentos farão pouco ou nada para inibir a produção, e você também verá menos acidentes!
A Repox Pisos, especialista em pisos industriais, tem mais de 30 anos de experiência no mercado. Nossa equipe trabalha com a aplicação e venda dos melhores produtos. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco que faremos o possível para auxiliá-lo na melhor decisão.
Confira também: Entenda a diferença entre revestimento epóxi e pintura epóxi.